Pular para o conteúdo principal
Plano fechado mostrando um chão molhado com duas pessoas ajoelhadas, amarrando os cadarços dos tênis, preparando-se para caminhar ou correr.

Como manter a motivação para fazer exercícios físicos no inverno?

Você já deve ter lido diversas vezes que a prática de exercícios físicos garante o bem-estar, pois mantém o corpo em movimento e favorece o relaxamento, contribuindo para a saúde mental.

Muitas pessoas suspendem a prática de exercícios físicos no inverno, e não conseguem encontrar motivação para se movimentar. Confira essas dicas e coloque-se em movimento:


Qual é a sua motivação para fazer exercícios físicos?

Cuidar da saúde, perder peso, estar em paz com as suas emoções ou gastar energia são apenas alguns dos objetivos que podem incentivar a prática de exercícios físicos.

Contudo, durante o inverno, é comum que esses objetivos sejam deixados de lado por causa de fatores externos, como as condições climáticas. É aí que entram os conteúdos motivacionais.

A imagem mostra uma pessoa de perfil, colando pequenos lembretes em uma parede. Frases motivacionais podem ajudar a manter o foco na prática de exercícios físicos.

A motivação precisa de uma fonte, é por isso que é necessário ter os objetivos sempre em mente. Alimentar essa motivação, através de frases ou áudios que contenham os seus objetivos, pode ajudar a manter sua mente focada. 

Use post-it, lembretes no celular e qualquer método que promova a lembrança constante sobre os motivos pelos quais você está buscando se exercitar.

Se as academias ainda não são uma opção, não subestime o poder de uma sessão de alongamento no tapete de casa ou de uma boa caminhada. Caminhadas de 15 minutos promovem relaxamento dos músculos e sensação de bem-estar, podem diminuir dores na coluna, melhoram a circulação e estimulam o cérebro a pensar de maneira mais criativa.

É importante que você adapte os exercícios físicos para a sua realidade, testando práticas que irão  garantir a sua segurança e a de outras pessoas. 

No YouTube é possível encontrar canais variados com tutoriais de dança, exercícios para alongamento ou treinos em que é possível utilizar apenas o próprio corpo, sem adição de equipamentos.

Você pode combinar com alguém para fazer uma chamada de vídeo enquanto aprendem uma coreografia, fazem Ioga ou uma sessão de alongamento. É uma forma de vencer as barreiras do afastamento social enquanto se movimenta.

 

Treinar no frio consome mais energia?

Praticar exercícios físicos no inverno faz com que o corpo trabalhe mais para manter todas as funções do corpo, principalmente quando se trata do sistema cardiovascular. Isso beneficia a saúde, diminuindo riscos de doenças do coração.

Treinar no inverno também fortalece a saúde mental, pois a liberação de endorfinas auxilia a combater o Transtorno Afetivo Sazonal, também chamado de Depressão Sazonal. Esse transtorno está conectado com a diminuição de luz natural que o corpo recebe no inverno.

Para quem prefere exercícios de alta intensidade como correr e pedalar, saiba que o gasto energético é maior no inverno. O metabolismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura do corpo, resultando em maior queima de calorias.

Contudo, não se esqueça de vestir roupas adequadas, para não correr riscos de enfrentar hipotermia.


Mantenha a hidratação antes, durante e depois dos exercícios físicos

Fique de olho no consumo de água, mesmo praticando exercícios físicos em dias com baixas temperaturas.

Existe o entendimento de que é necessário consumir 2l de água por dia, mas esse é um valor aproximado.

Leve em conta fatores como: nível de atividade física praticada por dia, condições climáticas, hábitos alimentares (principalmente consumo de sal e frituras) e cor da urina (ela deve adquirir uma cor clara ao longo do dia).

>>> Se você acaba esquecendo de se hidratar, ou tem dificuldade de organizar uma rotina de exercícios, confira 6 aplicativos que podem te ajudar a cuidar da saúde:

 


A prática frequente de exercícios libera endorfina, que auxilia na manutenção da saúde mental, além de ser comprovado que pessoas fisicamente ativas tem um sono de qualidade.

 

Se você sofre com insônia, é possível que a prática de atividades físicas auxilie no tratamento. Confira dicas de rotinas noturnas para estimular uma rotina saudável de sono, e que podem ser úteis em casos de insônia:

Distúrbios do Sono: veja dicas para ter boas noites de sono