Pular para o conteúdo principal
Hipertensão: hábitos saudáveis ajudam a tratar pressão alta?

Hipertensão: hábitos saudáveis ajudam a tratar pressão alta?

Hábitos saudáveis podem diminuir chances de desenvolvimento de doenças como a hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, e também são essenciais nos casos em que a doença já foi diagnosticada.

Entenda como a hipertensão pode ser evitada, ou controlada:

 

O que causa hipertensão arterial e quem a doença atinge?

O aumento da pressão sanguínea pode acontecer durante atividades físicas intensas ou quando a pessoa está estressada. Contudo, quando a pressão arterial é medida no consultório, e constantemente igual ou acima 140/90mmHg, a hipertensão arterial pode ser diagnosticada.

Quando o sangue é bombeado do coração para as artérias ele exerce uma pressão contra as paredes internas. Quanto mais força necessária para fazer o sangue circular, maior será a pressão arterial. Se essa pressão é muito alta, as paredes das artérias se desgastam, ficando cada vez mais rígidas. Isso aumenta o risco de outras doenças desencadeadas pela hipertensão, como insuficiência renal e AVC.

É dito que a hipertensão é uma doença “democrática”, pois ela pode acontecer nas mais diversas faixas etárias, inclusive em crianças. Na maioria das vezes, é uma herança genética. Mas a falta de uma rotina saudável, que inclui sedentarismo, má alimentação e o consumo em excesso de sal são alguns fatores que podem desencadear a pressão alta.

 

Fui diagnosticado(a) com hipertensão, e agora?

O profissional da saúde responsável pelo seu diagnóstico vai deixar bem claro quais mudanças você deverá implementar na sua vida a partir do diagnóstico, e vai enfatizar que será necessário fazer alterações no seu estilo de vida, junto com o consumo da medicação receitada.

Hipertensão: hábitos saudáveis ajudam a tratar pressão alta?

 

Reforçamos as instruções mais comuns:

  • Praticar exercícios físicos na frequência adequada para a sua idade
  • Alimentação saudável, que inclui consumo de frutas, vegetais e consumo diário de água
  • Abandonar o hábito de fumar
  • Diminuir a frequência de consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool dificulta o controle da pressão
  • Não pausar a medicação receitada, nem aumentar ou diminuir dosagens.

 

A hipertensão aumenta o risco de doenças renais, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e outras consequências. Por ser uma doença silenciosa, ou seja, quase sempre sem sintomas, é indicado que os hábitos saudáveis estejam presentes na rotina do brasileiro, diminuindo riscos de desenvolver a doença.

 

6 aplicativos para conquistar uma rotina saudável

 

Qual a forma correta de efetuar a aferição da pressão?

É necessário observar as seguintes condições: descansar por 5 a 10 minutos, certificando-se de esvaziar a bexiga e respeitar o intervalo de pelo menos 60 minutos desde a última prática de atividade física.

Fumantes devem estar sem consumir cigarros há pelo menos 30 minutos. O mesmo vale para bebidas alcoólicas e ingestão de café.

É indicado não falar durante a aferição, que deve ser feita com a pessoa sentada, com o braço apoiado em uma superfície na mesma altura do coração e com a palma da mão voltada para cima.

As pernas devem estar descruzadas, pés no chão e costas apoiadas no encosto da cadeira.

Quando aferida em consultório, os valores de referência indicados são os seguintes:

  • Ótima < 120/80 mmHg
  • Normal < 130/85 mmHg
  • Pré-hipertensão 130-139/85-89 mmHg
  • Pressão Alta > ou igual 140/90mmHg

 

Em 2020, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou valores de referência para pressão aferida em casa, definindo hipertensão arterial quando a pressão está igual ou maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg) por 80 mmHg. Nesse caso, o ideal é refazer a aferição, certificando-se de seguir as instruções aqui mencionadas.
Se o resultado persistir, agende uma consulta médica.


A Farmacentro e a Farmabiz contam com o Clube Cardioação, e você pode aferir a sua pressão de forma gratuita em uma de nossas farmácias. Você vai receber uma tabelinha com os valores obtidos, e pode apresentá-la a cada vez que for necessário efetuar a aferição.