Pular para o conteúdo principal
Sérum: tudo o que você precisa saber sobre a textura do momento

Descubra todos os benefícios do Sérum facial

O Brasil é o 4º maior consumidor mundial de artigos de higiene pessoal e beleza, e nesse mercado as novidades estão sempre surgindo. A sensação do momento, é o sérum facial, que conquista pela sua textura de fácil absorção, conseguindo agir nas diferentes camadas da pele. Nenhum produto é tão democrático quanto o sérum. Mas afinal o que é sérum? Para que serve? Descubra!

 

O que é o sérum? 

É um palavra que se origina do latim “serum”, e significa soro. Não é um produto em si e sim, uma textura - ultra leve e tecnológica. Apresenta uma alta concentração de substâncias ativas, é fluida e não gordurosa, de fácil espalhabilidade, garantindo uma rápida e profunda absorção. 

Hoje o mercado apresenta uma infinidade de produtos na forma de sérum, desde maquiagem até produtos de cuidado diário, tanto diurnos ou noturnos, para tratamento facial, corporal e/ou capilar. É ideal para quem gosta da sensação de pele sequinha e natural.

 

Para que serve o sérum?

A sua função varia conforme o ativo presente na fórmula, no entanto, todos eles tem algo em comum: são altamente concentrados e ricos nos princípios ativos.

São produzidos para serem altamente eficazes, seja para hidratar, revitalizar, clarear, rejuvenescer, proporcionar efeito antiacne, firmar a pele e atuar na prevenção dos sinais de envelhecimento.

 

Porque ele é dito como democrático? 

O sérum é um produto que pode ser usado em qualquer tipo de pele e em todas as idades. Vale destacar que a pele oleosa é a mais beneficiada, por sua absorção rápida e por conter altas concentrações de ativos específicos que ajudam no controle da produção de sebo.

Além disso, o sérum também atua na redução do brilho e na melhora da aparência dos poros.

 

Tipos de pele X Sérum

Conforme o tipo de pele, muda a necessidade e também o ativo do sérum que vai ser usado. 

Por exemplo, para pele oleosa e acnéica são comuns os séruns com retinol e ácido salicílico, ambos com função secativa. 

Para a pele seca, as fórmulas com vitamina E são mais indicadas, pois protegem as células de danos oxidativos.  

Além do tipo de pele, com a idade, varia a necessidade de uso. Por exemplo, entre 20 e 30 anos, quando o colágeno está em plena forma, o melhor é usar a vitamina C. No caso dos séruns anti-idade, que podem ser usados a partir dos 25 anos, procure fórmulas que tenham antioxidantes como o extrato de chá verde, resveratrol, ácido ferúlico. Todos esses combatem radicais livres, aumentam a eficácia do protetor solar e promovem o reparo celular. 

 

Quando, quanto e como aplicar?

Ele pode ser usado pela manhã e/ou à noite. 

  • Manhã: deve ser aplicado após a limpeza e tonificação da pele e logo após a sua aplicação deve se usar um creme com proteção solar.
  • Noite: pode ser usado antes do hidratante noturno, após limpeza e tonificação. 

 

A aplicação deve ser feita no rosto e pescoço, com massagens suaves, para que ele seja absorvido de maneira uniforme. Ainda que comumente seja vendido em pequenas embalagens, o produto rende muito bem: para cada aplicação basta aplicar de 3 a 5 gotas.

 

Vantagens 

A grande vantagem do sérum é ter alta concentração de ativos, gerando vários benefícios em um único produto. Uma pequena quantidade já é suficiente para ser eficiente, o que resulta em uma maior durabilidade do produto.

Vale ressaltar a capacidade de se adaptar aos mais diferentes tipos de pele, principalmente as mistas e oleosas. Tem toque agradável e textura leve, e facilita a rotina de beleza e decuidados com a pele justamente por ser rapidamente absorvido.

 

Agora que você já sabe tudo sobre sérum, conheça os outros tipos de texturas de produtos existentes e saiba qual delas é a melhor para a sua pele: 

Produtos para pele tem opção em gel, creme, sérum... mas como escolher a melhor textura?