Pular para o conteúdo principal
Cápsulas da beleza: plano fechado de uma jovem mulher ruiva segurando uma pequena cápsula, com o braço erguido na altura do nariz

Nutricosméticos: 4 vantagens das famosas cápsulas da beleza

Os nutricosméticos, também conhecidos como "cápsulas da beleza", vem conquistando cada vez mais as pessoas, pois trazem uma promessa um tanto diferente de beleza: a que vem de dentro para fora!

Além de efeitos estéticos, essas cápsulas coloridas possuem vários benefícios para o corpo, graças às suas composições ricas em vitaminas e propriedades antioxidantes.

 

O que são as cápsulas da beleza?

Formados por associações de vitaminas, minerais, carotenoides, flavonoides, entre outras propriedades antioxidantes, os nutricosméticos são e funcionam como um tipo de suplemento para o corpo.

Tendo em vista a sua composição, as cápsulas da beleza são capazes de adicionar ao organismo algumas substâncias que, às vezes, acabam ficando de fora da nossa alimentação. 
De uso prático, as cápsulas possuem a missão de combater a carência nutricional e a oxidação dos tecidos. Além disso, estimulam algumas funções relacionadas aos tecidos da pele, que resultam em seu rejuvenescimento.

 

Como as cápsulas da beleza funcionam?

Não é nenhuma novidade que uma boa alimentação reflete-se em melhor desempenho e disposição, e ainda influencia a beleza da pele, cabelo e autoestima. Porém, não é sempre que conseguimos ingerir diariamente a quantidade necessária dessas substâncias. 

Uma pesquisa recente, divulgada no site da Exame, apresentou que o gasto anual do Brasil com fast food em 2014 foi de R$ 265 por habitante, e a expectativa é que aumente em 30% no ano de 2019

Esse hábito de alimentação não saudável reflete o modelo de vida atual, onde a praticidade é o que mais influencia na hora de se alimentar. Entretanto, essas práticas acabam resultando em déficits de vitaminas e proteínas necessárias para o bom funcionamento do organismo, resultando em efeitos negativos ligados ao corpo e à pele, como é o caso da acne.

E é nesse cenário que entram os nutricosméticos! Além das substâncias antioxidantes, eles normalmente são compostos por substâncias conhecidas por retardar o envelhecimento como:

  • Vitaminas A, C e E;
  • Licopeno (presente no tomate);
  • Bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras);
  • Catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango);
  • Ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais);
  • Quercetina (das cascas de uva e vinho);

 

Cada uma das cápsulas possui a dosagem ideal para repor as possíveis deficiências que causam problemas como: unhas fracas, queda de cabelo e até mesmo rugas.

Vale lembrar que, embora as cápsulas da beleza reponham substâncias importantes para o organismo, elas funcionam como um complemento e não podem substituir uma alimentação saudável!

 

Fique atento(a) para 4 vantagens das cápsulas da beleza:

 

1. Redução de rugas, manchas e flacidez

Se a sua pele está precisando de atenção, as cápsulas da beleza recomendadas são as que possuem antioxidantes e firmadores como colágeno, zinco, vitamina C e E, que têm a função de potencializar a renovação das células, além de aumentar níveis de colágeno na pele, deixando-a mais firme.

 

2. Fortalecimento de unhas e cabelos

Para auxiliar no fortalecimento das unhas as melhores opções são as vitaminas A, C e E, ácido fólico, ferro e cobre. 

Já para os cabelos que acabam caindo mais do que o normal ou ainda quebrando com facilidade, são recomendadas as cápsulas com vitamina H (biotina), ômega 3 e licopeno. 
A vitamina E também auxilia na prevenção de quedas e retarda o aparecimento de cabelos brancos. Além disso, ela promove o fluxo sanguíneo saudável, isto é, ajuda a manter a circulação do sangue no couro cabeludo.

 

3. Proteger a pele do sol

Os nutricosméticos também podem auxiliar na proteção da pele contra o sol excessivo, principalmente para pessoas que possuem a pele sensível, ou para manter e prolongar o bronzeado. 
O auxílio na produção de melanina vem das cápsulas com vitamina E, betacaroteno e licopeno.

 

4. Gordura localizada e celulite

As cápsulas da beleza também ajudam no combate à gordura localizada e na redução da celulite. Essas cápsulas costuma ter vitaminas A, C e E, minerais, zinco, magnésio, selênio, silício e cafeína. São nutrientes que previnem a retenção de líquido, acelerando o metabolismo e promovendo a quebra da gordura.

 

Plus: Auxílio na melhora da memória

Além de todos esses benefícios, algumas cápsulas ainda possuem vitaminas do complexo B como a B12 e B6 que, junto da vitamina D, auxilia na proteção e formação das células do sistema nervoso. Ou seja, elas contribuem para a redução de perda da memória!

 

Resultados e indicações médicas

Assim como a aplicação de produtos como cremes e afins, as cápsulas da beleza não apresentam efeitos imediatos e sim a médio/longo prazo. Os resultados começam a ficar visíveis a partir de 60 dias de uso do produto.

 

As cápsulas podem ser adquiridas sem prescrição, contudo é importante consultar um(a) profissional, como nutricionista ou dermatologista, para não fazer uso da automedicação e sobrecarregar o organismo com nutrientes em doses erradas.

Vale lembrar mais uma vez que os nutricosméticos funcionam como um complemento, de forma que os cuidados com a alimentação não devem ser deixados de lado!

E por falar em cuidados com a alimentação, você sabia que existem gorduras que são essenciais para o organismo? Elas são conhecidas como “gorduras boas” e têm sua base nos alimentos com ômega! Entenda os benefícios desses alimentos para a sua saúde:

Ômega 3, 6 e 9: benefícios dos ácidos graxos para o organismo