Pular para o conteúdo principal
Férias de verão: o que não pode faltar na sua mala?

Férias de verão: itens indispensáveis no seu kit farmácia

As férias de verão rimam com aqueles tão esperados dias de descanso, sombra e água fresca… Nesses dias, saímos da rotina – caminhamos bastante, nosso ciclo de sono se altera, assim como a alimentação, sem falar na ingestão de bebidas alcoólicas. Aí pode aparecer aquela dorzinha de estômago, de cabeça ou nas costas.

A praia costuma ser um destino comum durante as férias de verão, e durante a viagem o acesso a medicamentos pode não ser tão fácil. Por exemplo, em algumas viagens internacionais só é possível adquirir remédios com prescrição médica. Além disso, se você precisar de algum item de farmácia durante o trajeto da viagem, tê-los ao alcance vai garantir o seu bem-estar.

A dica é sempre levar um kit farmácia na mala, afinal, mesmo torcendo para que tudo saia como o planejado, é sempre bom estar preparada para os imprevistos. Assim, nada vai atrapalhar seus dias de folga.

 

O kit farmácia que não pode faltar nas suas férias de verão

  • Medicamentos de uso contínuo:

Já imaginou que o esquecimento do seu remédio de hipertensão, diabetes, asma, contraceptivo e/ou controlados pode transformar seu descanso em um transtorno? 

Lembre-se de colocá-los em primeiro lugar na sua lista.

E um lembrete especial para as mulheres: esquecer de levar o anticoncepcional pode render um custo extra, ou pior: o risco de você não encontrar a sua marca. Então, já coloca ele na mala, junto com o seu remédio usual para cólicas. 

 

  • Medicamentos de uso eventual:

Viagens podem causar náusea e enjoo, e se você tem histórico de enjoar em meios de transporte, garanta que você tenha esses remédios ao alcance. Também é bom levar os “anti” mais comuns: antigripal, antitérmico, antiácido, antialérgico e anti-inflamatório.

Se sua programação para as férias de verão envolve viajar para praias que ofereçam opção de trilhas, lembre de levar repelente. Caso você seja alérgico, carregue sempre sua pomada à base de corticoide. 

DICA: Se for transportar líquidos ou aerossóis, confira as regras da ANAC sobre transporte de artigos de higiene.

 

Kit farmácia: qual a quantidade ideal de itens?

Além do que é preciso levar, é importante pensar na quantidade. Para medicamentos de uso contínuo é indicado levar sempre um pouco a mais do que necessário para os dias de viagem, caso haja algum imprevisto. 

Quanto aos de uso eventual, o indicado é incluir um item de cada. O bom é levar em conta as suas particularidades, por exemplo, se você sempre enjoa em viagens, reforce a quantidade desse tipo de medicamento.

Outro item obrigatório é o filtro solar, com fator de proteção solar de no mínimo 30. O protetor labial também é importante, de preferência que também contenha FPS. O gel pós-sol é indispensável para quem tem facilidade de se queimar com o sol, mesmo usando protetor solar. 

>>> Saiba tudo sobre protetor solar e escolha o melhor para você <<<

 

5 dicas para arrumar a mala e aproveitar mais suas férias de verão:

 

#Dica1 Use o seu celular para facilitar seu planejamento

Fazer uma lista de tudo o que precisa levar ajuda a preparar a mala com antecedência, e os aplicativos podem ser uma garantia de que você vai lembrar de levar tudo (e não esquecer de trazer nada na hora de voltar):

O Google Keep é ótimo para notas e listas simples, e está disponível para os principais sistemas operacionais. 

Caso você vá viajar em família, e/ou queira planejar também o itinerário de viagem, a mala dos filhos, aluguel de carro ou compra de passagens e receber lembretes sobre os prazos, o Trello é um organizador profissional de tarefas, que serve para criar um planejamento completo. Ele pode ser acessado em qualquer navegador, e o download do aplicativo também está disponível para os principais sistemas operacionais. 

 

#Dica2 Mantenha ordem na mala

Usar organizadores e bolsas especiais para sapatos e roupas, por exemplo, ajuda a manter a organização da mala. Se possível, prefira sacos organizadores em tecidos impermeáveis, para proteger roupas de eventuais acidentes. Para viagens mais longas, os sacos a vácuo são uma ótima opção para economizar espaço.

Caso você vá viajar de avião, fique atento aos pesos e dimensões das malas. Confira pesos e tamanhos máximos para bagagens:

Gol: Bagagem de mão & despachada

VoeAzul: Regras para bagagem despachada

LATAM: regras para malas despachadas

Avianca: regras para despachar malas

 

#Dica3 Economize espaço com itens de higiene

Para os itens de higiene pessoal, por exemplo, shampoo/condicionador, você pode adquirir kits com embalagens para viagens, assim você transfere o conteúdo e evita levar embalagens que ocupam muito espaço. Além disso, você evita acidentes dentro da mala.

 

#Dica4 Vacinas

Sempre que for viajar, principalmente para destinos internacionais, verifique se as vacinas de todos os viajantes estão em dia, e cheque a necessidade de vacinas específicas.

Vale lembrar que as vacinas têm um período para atingir a proteção esperada, que pode variar entre 10 dias e seis semanas. Por exemplo, a vacina contra gripe A/H1N1 leva de duas a três semanas para fazer efeito. Além do tempo de ação, existem vacinas que são indispensáveis para entrada em outros países, como a da Febre Amarela.

 

#Dica5 Garanta a diversão, mesmo em trajetos longos

Se você vai enfrentar muitas horas de estrada ou voos longos, leve episódios da sua série favorita junto com carregadores portáteis para tablets ou celulares e seu fone de ouvido. Coloque também na sua mochila/mala de mão um bom livro e barrinhas de cereal, que podem ser ajudantes perfeitos para aplacar o tédio.

E aí, garantiu o sucesso das férias de verão com essas dicas? Então aproveita e anota mais uma: cuidado com os riscos de insolação. Saiba como evitar:

Fique ciente dos sintomas da insolação: