Pular para o conteúdo principal
Quer se livrar da ressaca para sempre? A ciência te ensina como:

Bebeu demais? Aprenda a livrar-se da ressaca para sempre e preserve sua saúde

Se os seus finais de semana costumam ser sinônimos de ressaca, a gente tem uma super dica.

Um fisiologista do Departamento de Neurociência na Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin–Madison, que estuda os efeitos do álcool na fisiologia humana, descobriu que não adianta beber água em excesso quando o assunto é ressaca.

Então, vamos te explicar direitinho o que você pode fazer para nunca mais sentir ressaca – ao menos não na mesma intensidade.

 

Água em excesso é o mesmo que nada

Segundo o estudo do Dr. Kevin Strang, o consumo exagerado não adianta porque seus rins não estão conseguindo regular a quantidade de água que você precisa. Ela vira pura urina e perde todo o objetivo inicial. 

Isso acontece porque as bebidas alcoólicas, ao serem metabolizadas pelos rins, bloqueiam os hormônios antidiuréticos, conhecidos como vasopressina ou ADH. Isso altera a regulagem de água que nosso corpo necessita. Como a bebida alcoólica bloqueia a ação do ADH você acaba ficando desidratado, esse é o primeiro indício daquela dor de cabeça no dia seguinte. 

O álcool não faz parte natural do metabolismo do corpo humano, então o fígado, o responsável pela limpeza do organismo, fica focado em desintoxicar você. Isso diminui a função dele de converter a glicose, que fica armazenada em nosso corpo como glicogênio, em glicose novamente, causando uma leve hipoglicemia e irritação no dia seguinte. 

O metabolismo do álcool é feito por três enzimas no fígado: a álcool desidrogenase, que catalisa a oxidação do acetaldeído, a CYP2E1, principal componente do sistema microssomal hepático de oxidação do etanol, e a catalase, que realiza apenas 10% do trabalho.

 

Como acabar com a ressaca

Para ajudar seus rins e seu fígado, você precisa de uma dose de sais minerais e vitaminas específicas, e pode obtê-la com o combo de isotônico + sopa. 

Isso mesmo!

Juntos eles formam o conhecido “coquetel do Dr. Strang”, e podem ser inseridos tanto antes de começar a beber, quanto depois. O ideal é que nesse caso seja imediatamente após, e antes de ir dormir de porre.

Para os rins embriagados, o isotônico é uma solução salina carregada de eletrólitos, como o potássio e o sódio. Os sais minerais das bebidas isotônicas fazem com que eles absorvam água mesmo com o ADH bloqueado. Além disso, o carboidrato contido nelas ajuda a normalizar o metabolismo.

 

Sabe a química de ensino médio? Saiba como ela pode ajudar

O álcool para bebidas alcoólicas é obtido através da fermentação do açúcar. Assim fica mais fácil concluir que o fígado usa as mesmas enzimas na conversão do glicogênio e na desintoxicação do álcool. Se ele está ocupado te desintoxicando do álcool, ele não consegue mais converter a glicose estocada no seu organismo. E não basta simplesmente comer uma barra de chocolate para resolver.

E para isso o Dr. Strang também tem a solução. Essas enzimas do fígado são originadas a partir de vitaminas do complexo B, especificamente a vitamina B3, que também é conhecida como niacina, e são encontradas principalmente em carnes. Então, uma sopa bem reforçada, somada ao isotônico, ajuda o seu corpo a driblar a ressaca. Vale ser aquele miojo a la brasileira com bife. E pros vegetarianos, uma boa opção pode ser a sopa japonesa chama missô, feita com pasta de soja.

 

As bebidas alcoólicas podem trazer vários prejuízos para o nosso organismo, por isso é ideal que o consumo seja feito de forma moderada. E jamais misture com estimulantes do sistema nervoso, afinal, eles podem encurtar a duração da sua vida. Veja abaixo:

Você sabia que misturar álcool e energético pode acabar com a sua vida?